Várias tendências estão impulsionando e transformando a nossa segurança, como por exemplo, a inteligência artificial, que está mudando a forma como trabalhamos e interagimos com outras pessoas.
Acompanhe as tendências tecnológicas que estão em evolução no mundo, são diversas apostas, mas separamos as cinco principais para você!
- Ascensão da computação quântica
Em 2025, a computação quântica estará em sua infância e a primeira geração de dispositivos comerciais será capaz de lidar com os principais problemas práticos. Uma das principais aplicações desse novo tipo de computador será a simulação de reações químicas complexas, uma ferramenta poderosa que abre novos caminhos para o desenvolvimento de medicamentos. Em comparação com os computadores tradicionais, a computação quântica tem o potencial de realizar cálculos em velocidades exponenciais, ameaçando os métodos atuais e a infraestrutura criptográfica.
- Carros elétricos ou autônomos
Os carros elétricos não são novidade. Eles estão em nosso caminho há algum tempo e estão cada vez melhores. Baterias de automóveis têm vida útil mais longa, a infraestrutura de postos de recarga também está em constante desenvolvimento e o investimento em tecnologia autoguiada também é grande, o que faz com que sua chegada seja mais cedo do que você pensa.
- Inteligência artificial
O principal obstáculo que as empresas enfrentam é combinar com eficácia o poder e os princípios da IA com o aprendizado de máquina e os insights, o conhecimento e a experiência dos profissionais de segurança cibernética. Em seguida, vem a questão da maturidade do produto. Hoje, muitas soluções no mercado estão usando as vantagens do aprendizado de máquina, mas ainda não maximizaram a IA. A solução para esse problema pode ser a indústria fortalecer o recrutamento, o treinamento e a educação de especialistas em segurança cibernética e criar oportunidades para eles.
- O conceito de “acesso seguro ao serviço de ponta” será compreendido e adotado
A cibersegurança deve proteger suas operações internas, seus funcionários, bem como os dados de seus clientes. Hoje, isso significa que simplesmente comprar segurança de “ponta” não é mais uma abordagem viável. A segurança deve ser incorporada em todos os aspectos do seu ambiente, em vez de ser “reforçada” como uma reflexão tardia. Isso garantirá que tudo o que você implantar e operar seja naturalmente seguro.
- Li-Fi
Li-Fi tem sido experimentado nos últimos anos e tem algum potencial interessante para velocidades de transferência de dados ultra rápidas. O Li-Fi usa luz para transmitir dados em vez das ondas de rádio do Wi-Fi. Essa tecnologia é teoricamente capaz de transmitir dados em velocidades muito mais altas e também é menos sujeita a interferências.
Como o espectro de luz visível é cerca de 10.000 vezes maior do que o espectro de rádio, há muito mais potencial para largura de banda. Também se pensa que, se o Li-Fi conseguir decolar, será consideravelmente mais barato do que o wi-fi.
Com: DT Network.