Atualmente, as mulheres estão invadindo o mercado de trabalho e, segundo o Sebrae, a quantidade de empresárias consideradas chefes de domicílio chega a 45%, superando o número de mulheres que dependem do dinheiro do cônjuge.
As últimas décadas foram marcadas por lutas pela igualdade de gênero. As mulheres conquistaram independência e vêm ocupando um espaço, que, antes eram dos homens. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para a sociedade.
Em vista da ascensão do público feminino no mundo do empreendedorismo e do protagonismo em diversas áreas, separamos três competências essenciais que toda mulher empreendedora deve ter. Confira:
- Habilidades socioemocionais: autoconhecimento, liderança e fortaleça seu marketing pessoal
A jornada de quem possui um negócio trará desafios diários que testarão sua motivação. É necessário entender o que você gosta de fazer e o que você faz bem. A sua capacidade de liderança não depende da existência de uma equipe de funcionários, mas sim da atitude empreendedora que você terá frente aos desafios. Por fim, saber se apresentar e se vender como pessoa, com suas habilidades pessoais e profissionais, é essencial principalmente se o seu negócio é um serviço.
- Competências técnicas: gestão, finanças, vendas e marketing
Entenda sobre o modelo de negócio por trás do seu produto ou serviço. Uma planilha financeira pode assustar à primeira vista, contudo, a saúde financeira do seu negócio dependerá do quanto você conhece os números do seu negócio e das tomadas de decisão que assumir.
- Redes de contato: participe de redes colaborativas
Ter uma rede de contatos forte será útil para contratações de funcionários, busca de parceiros, pesquisa de mercado, troca de experiências e acolhimento em momentos difíceis da sua jornada empreendedora.