Investimento em lideranças femininas faz fundo saltar 35%

Acreditar nas mulheres em cargos de liderança em empresas de capital aberto rendeu 34,8% nos últimos 12 meses. O resultado é do fundo internacional de ações Trend Lideranças Femininas, da XP Asset Management.

Por spacew em 23 de setembro de 2021.

Acreditar nas mulheres em cargos de liderança em empresas de capital aberto rendeu 34,8% nos últimos 12 meses. O resultado é do fundo internacional de ações Trend Lideranças Femininas, da XP Asset Management, que investe nas melhores empresas da Bolsa americana com diversidade de gênero em cargos de liderança.

A aplicação tem estratégia passiva, ou seja, replica o desempenho de um benchmark. No caso do Trend Lideranças Femininas, a referência é o ETF SHE (fundo de índice estrangeiro), que seleciona entre as mil companhias com maior valor de mercado nas Bolsas de Nova York as que possuem proporcionalmente o maior número de mulheres ocupando cadeiras nos Conselhos de Administração, como CEOs ou demais cargos ‘C-Levels’.

Também existe um filtro setorial para que não haja uma superconcentração de investimentos em um único setor. O limite de exposição é de até 10% das empresas de determinado segmento. No total, são 168 companhias acessadas indiretamente pelo Trend Lideranças Femininas.

Com esse investimento em mulheres líderes, o fundo bateu a rentabilidade do Trend Bolsa Americana, outro fundo da casa que subiu 33,6% no mesmo período e funciona de maneira similar, mas sem o filtro de gênero.

“O desempenho pode ser em parte explicado pela exposição a setores que estão muito bem e à Bolsa americana, que está se recuperando quase que em linha reta desde o impacto da pandemia. Diversificação internacional é sempre importante, dado que o Brasil tem particularidades. Estamos perto de um ano eleitoral, que historicamente são bastante voláteis”, afirma Paula Zogbi, analista de investimentos da Rico, que distribui a aplicação. “E ele foi até melhor que a Bolsa americana, o que mostra a importância da diversidade“, completa.

Com: Estadão.

Saiba aqui como a Space W pode lhe ajudar!

spacew

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *