1. OPORTUNIDADES
Pessoas não vão mais às lojas, por isso devemos apostar nos serviços de entregas, como mercados e farmácias online. Oportunidades no mercado de segurança também estão crescendo, porque cresce a desigualdade e a pobreza – e consequentemente aumenta a violência no país.
Seguranças particulares, ronda, segurança armada e portarias melhores. Sem esquecer do
próprio negócio de entrega e de logística.
2. Consumo home office
As marcas devem aproveitar o tema (consumo home office) para conversar com esse consumidor.
Houve um aumento na busca de aluguel de notebook, por exemplo — e esse campo pode ser usufruídos por empresas do segmento. Como complemento, invista na importância de focar em conversas direcionadas a esse público nas redes sociais.
3. Videoconferência
Empresas de softwares têm um grande campo a aproveitar com esse cenário. Uma ideia a ser pensada está em liberar softwares ao público, que está faminto por essa demanda.
4. Segurança
Como em outros países afetados pelo coronavírus, a busca por segurança privada está aumentando no Brasil. Por isso, empresas que comercializam câmeras e outros produtos do segmento podem ampliar as vendas no período.
5. Cursos EAD
Uma forma de as pessoas se distraírem com tudo o que está havendo, sem ser TV ou rádio, é o consumo de estudos digitais. Há um espaço grande para as pessoas se especializarem e as empresas podem oferecer esse produto para estreitar os laços com o consumidor.
6. Quais os próximos passos?
Como reimaginar as estratégias diante de tudo isso? Será preciso mudar algumas rotas:
* destacar o por que o seu produto é importante;
* reavaliar o posicionamento da marca;
* estar presente nos canais onde os clientes estão (não adianta focar uma estratégia onde você tem uma eficiência menor);
* entender se é possível ter uma entrega ou experiência alternativa dentro do seu business;
* demonstrar cuidado e empatia (é preciso avaliar a forma como se comunicar para não parecer ser oportunista com essa situação);
* entender quem são os seus consumidores e perceber o que eles vão querer ouvir de você.
7. Investir em marketing digital
É o momento de entender e colocar o conhecimento na área em prática. Será preciso equilibrar o esforço em mídia com a capacidade operacional, assim como ver as estratégias de relacionamentos (caminhos para conversar com o seu público). Além disso, não subestime
a importância de conversar e entender a situação dos consumidores. Não pode perder
esse contato com ele hoje, e o mesmo vale para os potenciais novos consumidores.
8. Conteúdo é rei
Conteúdo BOM é conteúdo que MELHORA A VIDA DAS PESSOAS. Tenha disciplina, frequência, saiba aonde quer chegar. Não tenha medo de se mostrar, de vender. Entregue o que as pessoas estão precisando hoje.
9. Adequar a operação
O momento atual traz a necessidade de criar novas soluções na empresa que facilitem o
acesso a produtos e serviços. Focar em novas parcerias de entregas e reforçar o serviço de delivery é uma boa opção. É o momento de reinventar o negócio.
Trago como exemplo esse evento do E-Commerce Brasil, que mudou totalmente o formato
e não deixou de acontecer. É possível rever a abordagem e não perder a oportunidade.
10. Antecipação das vendas
No segmento hoteleiro e de viagens, por exemplo, empresas estão antecipando as vendas. E isso é uma forma de garantir o caixa do negócio. Outra dica é oferecer produtos do tipo “gift card”, com preço reduzido. Ou até mesmo garantir a venda com a adição de um bônus, que o cliente possa usar em uma outra oportunidade. Para clínicas de estéticas e salões pode ser uma estratégia bem positiva.
11. Conversar com o consumidor
Ir além dos canais já usados também é outra recomendação. É preciso fazer de tudo para
entender os cenários, seja por chat, Instagram, Facebook. Vale perguntar como o cliente está,
como ele prefere que a entrega seja realizada…É muito importante esse relacionamento agora.