Marketing real e estratégias possíveis para tempos de covid-19

Dúvidas sobre como proceder diante a crise gerada pelo covid-19, separamos algumas dicas que podem te ajudar com isso.

Por Adm em 09 de setembro de 2020.

1.   OPORTUNIDADES

Pessoas não vão mais às lojas, por isso devemos apostar nos serviços de entregas, como mercados e farmácias online. Oportunidades no mercado de segurança também estão crescendo, porque cresce a desigualdade e a pobreza – e consequentemente aumenta a violência no país.

Seguranças particulares, ronda, segurança armada e portarias melhores. Sem esquecer do

próprio negócio de entrega e de logística.

2.   Consumo home office

As marcas devem aproveitar o tema (consumo home office) para conversar com esse consumidor.

Houve um aumento na busca de aluguel de notebook, por exemplo — e esse campo pode ser usufruídos por empresas do segmento. Como complemento, invista na importância de focar em conversas direcionadas a esse público nas redes sociais.

3.   Videoconferência

Empresas de softwares têm um grande campo a aproveitar com esse cenário. Uma ideia a ser pensada está em liberar softwares ao público, que está faminto por essa demanda.

4.   Segurança

Como em outros países afetados pelo coronavírus, a busca por segurança privada está aumentando no Brasil. Por isso, empresas que comercializam câmeras e outros produtos do segmento podem ampliar as vendas no período.

5.   Cursos EAD

Uma forma de as pessoas se distraírem com tudo o que está havendo, sem ser TV ou rádio, é o consumo de estudos digitais. Há um espaço grande para as pessoas se especializarem e as empresas podem oferecer esse produto para estreitar os laços com o consumidor.

6.   Quais os próximos passos?

Como reimaginar as estratégias diante de tudo isso? Será preciso mudar algumas rotas:

* destacar o por que o seu produto é importante;

* reavaliar o posicionamento da marca;

* estar presente nos canais onde os clientes estão (não adianta focar uma estratégia onde você tem uma eficiência menor);

* entender se é possível ter uma entrega ou experiência alternativa dentro do seu business;

* demonstrar cuidado e empatia (é preciso avaliar a forma como se comunicar para não parecer ser oportunista com essa situação);

* entender quem são os seus consumidores e perceber o que eles vão querer ouvir de você.

7.   Investir em marketing digital

É o momento de entender e colocar o conhecimento na área em prática. Será preciso equilibrar o esforço em mídia com a capacidade operacional, assim como ver as estratégias de relacionamentos (caminhos para conversar com o seu público). Além disso, não subestime

a importância de conversar e entender a situação dos consumidores. Não pode perder

esse contato com ele hoje, e o mesmo vale para os potenciais novos consumidores.

8.   Conteúdo é rei

Conteúdo BOM é conteúdo que MELHORA A VIDA DAS PESSOAS. Tenha disciplina, frequência, saiba aonde quer chegar. Não tenha medo de se mostrar, de vender. Entregue o que as pessoas estão precisando hoje.

9.   Adequar a operação

O momento atual traz a necessidade de criar novas soluções na empresa que facilitem o

acesso a produtos e serviços. Focar em novas parcerias de entregas e reforçar o serviço de delivery é uma boa opção. É o momento de reinventar o negócio.

Trago como exemplo esse evento do E-Commerce Brasil, que mudou totalmente o formato

e não deixou de acontecer. É possível rever a abordagem e não perder a oportunidade.

10. Antecipação das vendas

No segmento hoteleiro e de viagens, por exemplo, empresas estão antecipando as vendas. E isso é uma forma de garantir o caixa do negócio. Outra dica é oferecer produtos do tipo “gift card”, com preço reduzido. Ou até mesmo garantir a venda com a adição de um bônus, que o cliente possa usar em uma outra oportunidade. Para clínicas de estéticas e salões pode ser uma estratégia bem positiva.

11. Conversar com o consumidor

Ir além dos canais já usados também é outra recomendação. É preciso fazer de tudo para

entender os cenários, seja por chat, Instagram, Facebook. Vale perguntar como o cliente está,

como ele prefere que a entrega seja realizada…É muito importante esse relacionamento agora.

Adm