Nova economia – o que é?

Com o mundo cada vez mais conectado, disruptivo e tecnológico, questões sobre a nova economia estão em alta. Mas caso você nunca tenha ouvido falar sobre o termo, nós vamos te ajudar.

Por Adm em 28 de outubro de 2021.

Com o mundo cada vez mais conectado, disruptivo e tecnológico, questões sobre a nova economia estão em alta. Mas caso você nunca tenha ouvido falar sobre o termo ou tenha algumas dúvidas, nós vamos te ajudar.

O termo nova economia é bastante usado para citar novas indústrias de base tecnológica com altas taxas de crescimento, consideradas pioneiras em processos de maior produtividade e importantes para o desenvolvimento econômico.

E veja só, não pense que esse termo começou a ser usado recentemente. A nova economia começou a ser citada em 1990 para fazer referências às companhias que estavam superando empresas tradicionais através de uma nova maneira de fazer negócios. Nessa época, as companhias começaram a usar o poder da internet para criar novos produtos e serviços com alto potencial de crescimento e escala.

Características dos negócios na nova economia

Nesse novo modelo da indústria, destacam-se quatro tipos de negócios:

1.       Negócio criativo: aqueles que trabalham com bens tangíveis e ganham dinheiro fazendo o que gostam. Na maioria dos casos, surgem quando amigos se unem para colocar em prática alguma ideia que eles tiveram. Na nova economia, isso é muito mais fácil de acontecer do que antes.

2.       Negócio social: são aqueles direcionados para a sociedade. Esses tipos de negócios buscam impactar a sociedade da melhor forma para que ela fique cada vez mais agradável para todos.

3.       Negócio escalável: é aquele que tem grande potencial de ganho de escala, faturamento e produtividade sem demandar recursos (dinheiro e/ou mão de obra) na mesma proporção.

4.       Negócio inovador: são empreendedores ou até mesmo empregados, que empreendem com o dinheiro de acionistas. Eles ganham força porque o cenário da nova economia favoreceu bastante esse modelo de negócio.

Na nova economia é necessário criar negócios que atendam as necessidades das pessoas e mercados, dentro de um conceito atual. É preciso colocar tanto a inovação como o digital a serviço de uma consciência em escala, a fim de pôr em prática novos modelos de negócios, novos modos de trabalhos, novos modelos operacionais, novas redes, novas cadeias de valor, novas formas de entender o que é resultado, novas formas de cobrar e novas formas de se relacionar.

Atualmente, os negócios que estão em evidência são acessíveis a todos. Além de abrirem caminhos para novas formas de trabalhos, estão focados em oferecer produtos digitais e serviços virtuais que auxiliam na solução de problemas para diversos segmentos e, disponibilizam ferramentas para expandir outros negócios.

Impacto da nova economia

A transformação traz uma série de necessidades e desafios para empresas e empreendedores. Para sobreviver, é preciso se reinventar e mudar suas estratégias para que levem o cliente para o centro.

A companhia que tiver dificuldades para se adaptar, pode sofrer com as consequências. Um dos exemplos mais conhecidos é o da Blockbuster. Criada em 1985, a empresa americana foi líder no segmento de locação de DVDs e filmes com suas unidades físicas espalhadas ao redor do mundo. No início dos anos 2000, a Blockbuster era considerada uma das referências no setor de entretenimento.

Pulamos para 2021 e sabemos que a Blockbuster fechou as portas por não conseguir inovar. A empresa não foi capaz de prever ou adaptar seu modelo de negócio para as transformações da nova economia.

Com: Startup Life, Blb Brasil e Distrito.Me.

Adm